Um ano após as enchentes que arrasaram o Rio Grande do Sul, a EBC se redimiu e publicou uma ampla cobertura, feita in loco, do lento processo de reconstrução no estado. A catástrofe ambiental começou no dia 29 de abril de 2024 e o estado de calamidade pública foi decretado no dia 1º de maio. Mas a primeira equipe da EBC foi enviada para o estado apenas no dia 2 de maio, com o âncora do Repórter Brasil Noite, da TV Brasil, acompanhado de um repórter cinematográfico. Na época, os sindicatos cobraram que a cobertura fosse ampliada.

Dessa vez, foram enviados o repórter da Agência Brasil Pedro Rafael Vilela e o repórter fotográfico Joédson Alves, além do repórter da Rádio Nacional Gabriel Brum. Encontramos 13 reportagens reunidas sob a tag 1 ano chuvas no Rio Grande do Sul na ABr. A primeira delas foi publicada no dia 16 de março e é bastante governista, sobre o milésimo contrato assinado pelo governo com vítimas das enchentes para a construção de casas. Não tem assinatura de repórter e trata-se de um discurso feito pelo deputado Paulo Pimenta, que ocupou o cargo de ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Reconstrução do Rio Grande do Sul, em um evento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O enviado especial produziu 11 reportagens, publicadas entre os dias 27 de abril e 1º de maio, trazendo entrevistas com autoridades e moradores atingidos pelas enchentes, com histórias de resiliência e demora nas obras. Em algumas matérias foi publicado junto um mapa mostrando os locais visitados pela equipe: Porto Alegre, Canoas, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. Na lista também há outra matéria com visão do governo, baseada em entrevista do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ao programa Bom Dia Ministro, da Rádio Gov, no dia 29 de abril.

Na Radioagência, foram nove reportagens, publicadas entre 23 de abril e 2 de maio. Uma delas é baseada na mesma entrevista com o ministro. As outras oito são do repórter enviado especial e trazem as mesmas histórias retratadas pela Agência Brasil, como a entrevista com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; as obras em andamento para evitar novas enchentes do Guaíba; o novo bairro construído em Cruzeiro do Sul para receber as vítimas das enchentes; o fechamento do abrigo em Canoas; e a história do casarão de 117 anos em Arroio do Meio que resistiu a diversas enchentes históricas, incluindo a de 1941 e a de 2024.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário