Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública lança identidade visual e renova assinaturas

A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, organização da sociedade civil criada em 2016 no contexto do golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff e iniciou o desmonte de diversos setores do Estado brasileiro, lança (finalmente) um conjunto de logomarcas, banners, cards e figurinhas com sua identidade visual. As artes podem ser…

Read more

Toda solidariedade às e aos jornalistas da Argentina: não ao desmonte da comunicação pública!

Por Fenaj A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vem a público para repudiar enfaticamente os seguidos ataques do governo de extrema direita de Javier Milei contra a comunicação pública da Argentina, em mais um ato de violência contra a atuação das e dos jornalistas do país. Em uma política de guerra à classe trabalhadora, Milei…

Read more

Mídia pública deve ampliar pluralidade no jornalismo, diz estudo

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil – Brasília Repórteres Sem Fronteiras defende investimento em comunicação pública   O estudo da Organização Não Governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicado nesta semana defende o fortalecimento do sistema público de comunicação como forma de promover a pluralidade do jornalismo brasileiro. O relatório concluiu que não há…

Read more

GT de Participação Social: impasse nas discussões

A quinta reunião do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Pública e Participação Social, no âmbito da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ocorreu na segunda-feira, dia 26 de fevereiro, de forma virtual. O tema foi “Instâncias de participação social na comunicação pública, com demandas por segmentos e regiões”. Notamos a ausência das diretoras Cidinha Matos e…

Read more

EBC tenta ignorar micareta golpista e flerta com inaceitável censura no jornalismo público

A avenida Paulista foi palco, no último domingo (25), de ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, numa tentativa, já meio desesperada, de mostrar força social e política diante do avanço das investigações da Polícia Federal (PF) que o apontam como cabeça de uma conspiração que levou a cabo uma tentativa de golpe de Estado no…

Read more

Camelôs

Você consegue imaginar o carnaval sem os camelôs ou vendedores ambulantes? Pois é. Trabalhadores fundamentais para a festa de Momo, ganharam merecidas reportagens na Agência Brasil e na Radioagência Nacional. Mas sem glamourizar a profissão, que é exercida por muitas pessoas por falta de opção com carteira assinada e não tem nenhum direito trabalhista garantido.…

Read more

GT Participação Social: apresentação da Secretaria Nacional de Participação Social

Relato da quarta reunião do GT Participação Social   A reunião começou com uma apresentação da Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS), órgão vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, feita pelo secretário-adjunto, Valmor Schiochet. De acordo com ele, as diretrizes da SNPS seguem os encaminhamentos da transição do governo, implantando três inovações institucionais: o…

Read more

GT Participação Social: Apresentação sobre o Conselho Curador e a Ouvidoria

Relato da segunda reunião do GT Participação Social   Com a pauta Balanço do Conselho Curador e da Ouvidoria – Questões sensíveis, a terceira reunião do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Pública e Participação Social, no âmbito da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ocorreu de forma virtual no dia 22 de janeiro. Da Secom, participaram…

Read more

MST

Um dos movimentos sociais mais importantes e atacados do país, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) completou 40 anos nesse 22 de janeiro. Na grande imprensa, pouco se falou a respeito. Encontramos apenas um artigo da Folha de S. Paulo, que usa termos controversos como “invasão de terras” e “esvaziamento político” para qualificar o…

Read more

GT de Participação Social: EBC apresenta balanço de 2023

Relato da segunda reunião do GT Participação Social   A segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Pública e Participação Social, no âmbito da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ocorreu na terça-feira, dia 9 de janeiro, de forma virtual. Participaram do encontro as diretoras da EBC Maíra Bittencourt, Geral; Antonia Pellegrino, de Conteúdo e…

Read more

GT da participação social foi instalado com reunião em Brasília

Na última segunda-feira, dia 18 de dezembro, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Pública e Participação Social, no âmbito da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A criação do GT foi anunciada no fim de outubro, após reunião do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, com membros…

Read more

A comunicação pública precisa aprofundar o debate das energias limpas

por Brasil de Fato Pauta crescente em relevância nos últimos três anos, as energias limpas são abordadas com discursos salvacionistas Nataly Queiroz | São Paulo (SP) | 22 de dezembro de 2023 às 13:25 A existência de um sistema público de comunicação é um indicador de prioridade estatal em relação à garantia do direito humano…

Read more

Nota de Solidariedade e Repúdio à Situação de Assédio Moral e Preconceito na EBC

É com grande consternação que tomamos conhecimento da situação enfrentada por um colega concursado que, além de lutar diariamente contra uma doença crônica, foi alvo de assédio moral e preconceito por parte de um superior, em razão do uso de canabidiol como parte de seu tratamento. O tratamento dessa condição é muitas vezes complexo e…

Read more

Agência Brasil é eleita a mais admirada em saúde, ciência e bem-estar

Por Agência Brasil   A Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi eleita, nesta segunda-feira (4), a agência de notícias mais admirada pelo Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A cerimônia de premiação ocorreu na capital paulista. O prêmio, que recebeu 180 indicações, é promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein,…

Read more

Novo ACT representa vitória para pessoas raras e neurodiversas, mas desafios da EBC para a igualdade continuam

Com o novo Acordo Coletivo de Trabalho, ainda não assinado, mas com o texto já aprovado em assembleia, a EBC se torna a primeira empresa pública no Brasil a reconhecer o direito de pessoas com doenças raras. Vitória importante que o coletivo de Raros e PCDS não poderia deixar de agradecer à Comissão de Empregados,…

Read more

Novela bíblica

Parece déjà vu, mas não é. A TV Brasil voltou a comprar novelas bíblicas. Dessa vez, a produção é do México, não da Record. O notícia foi publicada pela editoria de entretenimento e cultura pop do jornal Folha de São Paulo, no dia 8 de novembro (https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2023/11/tv-brasil-compra-serie-catolica-mexicana-apos-descartar-novelas-biblicas-da-record.shtml). Segundo a notícia, a EBC comprou os direitos…

Read more

Luto

Nesse 2 de novembro, Dia de Finados, a Radioagência Nacional publicou uma reportagem bastante sensível e com um tema muito pouco falado sobre a questão: o luto de gestantes que perderam os bebês. Perda gestacional: mulheres enfrentam luto sem orientação e amparo, da repórter Fabiana Sampaio, traz depoimentos comoventes de mulheres que passaram por isso…

Read more

Desafios de novo presidente da EBC incluem fortalecimento do jornalismo público e relação com servidores

Para representantes do setor, próxima gestão precisa avançar na construção de uma comunicação pública Igor Carvalho Brasil de Fato | São Paulo (SP) 29 de Outubro de 2023 A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vive dias de incerteza. Após a demissão de Hélio Doyle da presidência da estatal, o ministro da Secretaria de Comunicação da…

Read more

Secom criará grupo de trabalho sobre participação social na comunicação pública

GT vai elaborar diretrizes sobre a participação e propor medidas para o aprimoramento da comunicação pública Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou nesta sexta-feira, 27 de outubro, durante reunião com o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC),…

Read more

Nota de repúdio quanto ao indeferimento de perícias médicas na EBC

Neste dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nós, membros do Coletivo de Raros e PCDs da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), vimos a público expressar nossa profunda insatisfação e preocupação com a recente decisão da empresa contratada para realizar a perícia médica, que resultou na negação de 21 dos 25 pedidos de pessoas…

Read more

Cobertura dos 50 anos do golpe militar no Chile é a prova de fogo para a nova EBC

Jornalismo na TV Brasil e nas rádios deve ser diferencial da empresa que deve apostar em conteúdos críticos Um dos principais diferenciais da comunicação pública em relação aos veículos comerciais, a chamada mídia hegemônica, deve ser um jornalismo de referência, feito com profundidade, pluralismo e independência de governos e do mercado, que ajude a sociedade…

Read more

7 de setembro: entre o oficialismo e o decolonial

Nesse 7 de setembro, a Agência Brasil fez uma ampla cobertura dos fatos do dia, com os tradicionais desfiles militares, declarações de autoridades e também o Grito dos Excluídos. E publicou no mesmo dia uma série de reportagens contextualizando a data, ouvindo diversos historiadores, pesquisadores e especialistas sobre os sentidos que a data da Independência…

Read more

Novo Repórter Brasil Noite

Estreou no início de agosto o novo telejornal da TV Brasil. Repaginado, com novo cenário, ampliado de 45 minutos para 1 hora e com novos apresentadores, a promessa é que o principal noticiário da emissora pública tenha “mais tempo para pautas diversificadas e aprofundamento de temas do interesse da sociedade” (https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2023/08/estreia-o-novo-reporter-brasil-com-informacao-diversidade-e-servicos). Acompanhamos a edição do…

Read more

Redes sensacionalistas

Sensacionalismo, segundo o dicionário Aurélio, significa “divulgação e exploração, em tom espalhafatoso, de matéria capaz de emocionar ou escandalizar”. Outra acepção do mesmo dicionário fala de “uso de escândalos, atitudes chocantes, hábitos exóticos, etc, com o mesmo fim”. No Houaiss a definição é “uso e efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar…

Read more

Bolsonaro se torna inelegível por evento transmitido pela TV Brasil e EBC não se posiciona

Por ironia do destino, talvez justiça divina ou apenas as instituições democráticas funcionando corretamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou inelegível nesta sexta-feira, 30 de junho, no julgamento de um evento transmitido pela TV Brasil. Ainda cabe recurso da defesa. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral foi por cinco votos contra Bolsonaro e dois favoráveis.…

Read more

O TSE, a EBC e o uso indevido dos meios de comunicação públicos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (30) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, tornando-o inelegível por 8 anos. A maioria dos ministros da corte eleitoral entendeu que o ex-presidente usou de sua posição de poder para descredibilizar o sistema eleitoral do país,…

Read more

Fim da confusão entre comunicação pública e governamental na EBC?

Desde o dia 12 de junho de 2023, discursos e eventos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não interrompem mais a programação da TV Brasil. O anúncio, não oficial, veio pela voz do presidente da EBC, Hélio Doyle, em uma reportagem da Revista Piauí (https://piaui.folha.uol.com.br/menos-lula-na-tv-brasil/). A notícia é boa. Será que finalmente a…

Read more

Debate cobra volta da participação social na EBC. Até o momento, nenhuma perspectiva à vista

O Ciclo de Debates – O Presente e o Futuro da Comunicação Pública chegou ao fim nessa semana com uma aula de altíssimo nível. Na 7ª sessão do encontro, promovido pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências…

Read more

Conajira/FENAJ e órgãos de classe alertam para sub-representação de negros no jornalismo na EBC

Entidades pedem saída de gestores que censuraram e descaracterizaram programas na TV Brasil e nas rádios públicas A reestruturação do jornalismo anunciada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – que na prática acaba com telejornais da TV Brasil e enfraquece o radiojornalismo – culminou com a demissão da única apresentadora negra do Rio de Janeiro,…

Read more

Onde está o público na cobertura dos 100 anos da Rádio MEC?

Conteúdo institucional ignora reivindicações e omite vozes históricas e atuais da emissora  Na última quinta-feira (20), a Rádio MEC, a primeira emissora de radiodifusão pública no país, completou 100 anos de transmissões ininterruptas. A rádio é a mais antiga do Rio de Janeiro em funcionamento e celebrou o feito em evento para 400 pessoas, no…

Read more

FNDC cobra restituição do Conselho Curador da EBC

Representantes do FNDC entregaram moção ao presidente Lula, ao ministro Márcio Macedo e ao secretário de Análise, Estratégia e Articulação da Secretaria de Comunicação Social* Representantes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) entregaram ao presidente Lula e ao ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, moção pela restituição do Conselho…

Read more

Separação da comunicação governamental e pública e volta do Conselho Curador continuam na promessa

A EBC e a comunicação pública estão em alta nas rodas acadêmicas. Começou esta semana o Ciclo de Debates “O presente e o Futuro da Comunicação Pública”, promovido pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da…

Read more

Cadê a separação da TV Brasil pública da TV governamental?

Governo novo, velhos hábitos. Os piores possíveis. Apesar da sinalização de mudança de ares na EBC, já notada na cobertura jornalística neste primeiro mês de governo Lula, uma questão gravíssima continua sem solução: a interrupção da grade da TV Brasil para a exibição ao vivo de eventos com o presidente da república. O fato foi…

Read more

Kariane Costa é a nova presidenta da Empresa Brasil de Comunicação

Por Beatriz Arcoverde – Radioagência Nacional   A Empresa Brasil de Comunicação tem uma nova diretora-presidenta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira, um decreto nomeando Kariane Costa Silva de Oliveira como nova dirigente da empresa pública. Kariane Costa irá conduzir o processo de transição para nova gestão, a ser implementada nos…

Read more

Golpismo bolsonarista extremista criminoso terrorista vândalo

A Agência Brasil fez uma cobertura intensa dos atos de terrorismo vivenciados em Brasília no domingo, dia 8 de janeiro, quando extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, defendendo um golpe de estado. Nos três primeiros dias, levantamos que foram publicadas…

Read more

Belle Époque pra quem? EBC compra série racista já disponível no YouTube

Tendo apenas aspirações individuais, o brasileirinho jamais entenderá uma luta coletiva… Gigante é o poder da Comunicação Pública! Inicialmente desprezada pela trágica gestão bolsonarista, a TV Brasil foi sequestrada, usurpada e despedaçada por um “coletivo” de sujeitos mal-intencionados, individualistas, egoístas, narcisistas, oportunistas e acumuladores de privilégios. O fetiche do verde e amarelo descoloriu qualquer tecnologia…

Read more

OID e ALAIC enviam sugestões para a transição sobre a Ouvidoria da EBC

A Organização Interamericana de Defensoras e Defensoras das Audiências (OID) e a Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) enviaram ao GT de Comunicação do governo de transição uma carta com sugestões para a Ouvidoria da EBC. Confira a íntegra do texto:   Caras(os) colegas do GT Comunicação, A experiência pela qual o Brasil passou…

Read more

Coletivo de pessoas com deficiência e com doenças raras da EBC pede visibilidade e direitos

Confira a carta do Coletivo de Raros e PcDs da EBC entregue às equipes de transição de governo:   Ao Exmo. presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva Aos Grupos de Trabalho de transição federal da Comunicação, Cultura, Igualdade Racial e Direitos Humanos    O Coletivo de Raros e PcDs da Empresa Brasil de Comunicação…

Read more

Frente em Defesa da EBC participa de reunião com GT de transição do novo governo

Nesta segunda (21), representantes da Frente em Defesa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Comunicação Pública participaram de uma reunião com o Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Social do grupo de transição da presidência da República. No encontro, Rita Freire, ex-presidente do Conselho Curador cassado por Temer, apresentou as propostas do seminário…

Read more

Repórter Brasil deu quase 7 horas de propaganda do governo durante período eleitoral

Com a proibição pela Lei Eleitoral de aparições de agentes públicos que concorrem a cargos eletivos em pronunciamentos na TV e publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, vimos na TV Brasil uma enxurrada de entrevistas com ministro de Estado e outras autoridades federais. A estratégia usada na TV que…

Read more
Crédito: Alice Vergueiro/PVH

Trabalhadores e trabalhadoras da EBC são homenageados pelo Prêmio Especial Vladimir Herzog pela resistência na defesa da comunicação pública

Trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) receberam nesta terça-feira (25) o Prêmio Especial Vladimir Herzog Contribuição ao Jornalismo, pela resistência na defesa da comunicação pública. Em sua 44ª edição, a entrega do mais importante prêmio de jornalismo brasileiro ocorreu no Tucarena, em São Paulo. Na apresentação da homenagem, Paulo Zocchi, integrante da…

Read more

Organização Interamericana de Ouvidores pede que CGU interceda na nomeação para Ouvidoria da EBC

A Organización Interamericana de Defensoras y Defensores de las Audiencias (OID) enviou nesta segunda-feira (10) um pedido para a Ouvidoria Geral da União, órgão da Controladoria Geral da União (CGU), que aja imediatamente para corrigir a inadequação verificada na nomeação de titular da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Esta Ouvidoria Cidadã denunciou que…

Read more

Esquecidos por séculos

Apesar do título burocrático, “Quilombolas respondem pela primeira vez ao Censo Demográfico” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/quilombolas-respondem-pela-primeira-vez-ao-censo-demografico), a reportagem da Agência Brasil, escrita quase como uma crônica, retratou de forma sensível o trabalho que os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram no dia 3 de outubro na comunidade quilombola da Pedra Bonita, dentro do Parque…

Read more

Assédio Moral na EBC em destaque na Public Media Alliance

A Public Media Alliance (PMA), maior entidade representativa de comunicação pública no mundo, publicou uma matéria sobre os recentes casos de assédio moral que ocorreram na EBC. O texto incluiu o pedido de demissão feito Comissão de Sindicância da empresa contra a Conselheira representante dos Empregados no Conselho de Administração (Consad), Kariane Costa, que de…

Read more

EBC usa jornal diário da TV Brasil para propaganda eleitoral de Bolsonaro

Mesmo com as proibições vigentes no período eleitoral de divulgação de atos de ocupantes de cargos públicos que sejam candidatos e desequilíbrio na cobertura jornalística, a TV Brasil insiste em privilegiar apenas Jair Bolsonaro em sua programação. As interrupções na grade para transmitir eventos ao vivo pararam de ser feitas em julho, já dentro do…

Read more

Prêmio Vladimir Herzog: pela resistência na defesa da Comunicação Pública, trabalhadores da EBC recebem Prêmio Especial Contribuição ao Jornalismo

Release de divulgação dos Prêmio Especiais – Vladimir Herzog   Organizadores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog anunciam homenageados de 2022. Sessão pública de julgamento definirá vencedores em 13 de outubro As jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, fundadoras da Amazônia Real, e o médico infectologista Dráuzio Varella recebem o Prêmio Especial Vladimir Herzog 2022 –…

Read more

Dossiê de censura e governismo na EBC: trabalhadores denunciam prática sistemática em todos os veículos

A Comissão de Empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de São Paulo apresentam a 4ª edição do Dossiê de Censura e Governismo. O documento foi elaborado a partir de denúncias registradas pelos empregados em formulário online, entre agosto…

Read more

EBC traz emissora comercial para a Rede Nacional de Comunicação Pública: só para inflar os números ou tem mais coisa aí?

No dia 23 de agosto nos deparamos com o anúncio pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) da mais nova emissora de televisão afiliada à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP): a emissora privada paulista RBI TV e sua rede de retransmissoras (https://www.ebc.com.br/sala-de-imprensa/noticias/2022/08/tv-brasil-amplia-rede-com-ingresso-da-rbi-tv-como-afiliada). Trata-se de uma emissora – como eles se anunciam em seu site (https://www.rbitv.com.br/#quemsomos)…

Read more

Um ministro muito satisfeito

Uma notícia publicada pela Agência Brasil no dia 18 de agosto nos chamou a atenção. O título causa estranheza: “Resultado de leilão aeroportuário deixa ministro muito satisfeito” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-08/resultado-de-leilao-aeroportuario-deixa-ministro-muito-satisfeito?fbclid=IwAR0IsBRf9cG6C8IxnL95WzZRKhdZLFUieBo9Q-kPwkpb9PDhmc_V04k8W3Y). O ministro em questão é o da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Mas como assim “deixa ministro muito satisfeito”? Estamos falando de uma agência de notícias que deveria fazer…

Read more

Se o Brasil quer entrar para a OCDE, precisa fortalecer a Comunicação Pública!

No dia 11 de agosto nos deparamos na Agência Brasil com a notícia “Ministros apontam ingresso na OCDE como prioridade no plano externo” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-08/ministros-apontam-ingresso-na-ocde-como-prioridade-no-plano-externo). O texto destaca falas do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, na abertura do 6º Fórum Nacional de Controle, realizado pelo Tribunal de…

Read more

TSE pede explicações a Bolsonaro sobre reunião transmitida pela TV Brasil e EBC ignora notícia

Atendendo a pedido do Ministério Público Eleitoral, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri deu prazo de dois dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifeste sobre representação do Ministério Público Eleitoral. A decisão de Bucchianeri foi feita no dia 10 de agosto, dentro do pedido do MPE para que…

Read more

Mães de Blumenau

Ao que parece, uma intrincada rede que envolve Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social e a Justiça de Santa Catarina tirou ao menos 15 crianças do convívio de suas mães, sob alegação de insegurança socioeconômica, encaminhando os menores para abrigos e para adoção. O caso foi revelado em reportagem da Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2022-08/maes-de-blumenau-tentam-reaver-guarda-de-filhos-enviados-adocao) e denuncia…

Read more

Frente em Defesa da EBC disponibiliza cadernos do 1º Fórum Nacional de TVs Públicas

Em 2007, há 15 anos, o Ministério da Cultura organizou o  O evento, realizado em Brasília, reuniu representantes de emissoras educativas, culturais, universitárias, comunitárias, legislativas e judiciárias, além de pesquisadores e representantes da sociedade civil. Toda essa articulação resultou na criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio de Medida Provisória, ainda em 2007.…

Read more

Rádio MEC se torna patrimônio e EBC ignora

Com a promulgação do Lei nº 9.771/2022, em 5 de julho, a Rádio MEC foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro (https://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/53967). Mas a EBC não comemorou. O fato de a Rádio centenária ter se tornado um patrimônio foi ignorado. A Ouvidoria Cidadã identificou apenas uma nota, sem entrevistas ou declarações,…

Read more

Orgulho LGBTQIA+ com contexto

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho, a Agência Brasil produziu uma bela reportagem sobre o tema (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/preconceito-afeta-producao-de-dados-sobre-lgbti). Para além de celebrar a diversidade e o respeito, o texto buscou aprofundar a realidade vivida por esta população em um quesito muito básico: a produção de dados e estatísticas específicas. Apesar de…

Read more

EBC publica relatório de gestão com falhas de Comunicação Pública

Por Observatório da Comunicação Pública (Obcomp), em 23 de maio de 2022   A direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou o Relatório da Administração e Demonstrações Financeiras de 2021 pelo Diário Oficial da União (DOU). A Comissão de Empregados da EBC e da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, organização…

Read more

Grupos de pesquisa pedem migração das rádios MEC e Nacional para FM

Nota pública sobre o desligamento das rádios MEC AM e Nacional do Rio de Janeiro   Como grupo de pesquisadores e profissionais de rádio que luta há três décadas pela gestão democrática e pelo uso socialmente responsável desse importantíssimo meio de comunicação, tão relevante para a história e desenvolvimento deste país, causam-nos profunda preocupação as…

Read more

ABI pede tombamento da Rádio MEC e da Rádio Nacional

Aos representantes do povo fluminense na Assembleia Legislativa, A Comissão de Educação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vem a público manifestar-se francamente favorável à aprovação do Projeto de Lei 5.493 e à derrubada do veto pelos deputados da Assembleia Legislativa ao Projeto de Lei 5.494 que torna patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado…

Read more

De Zumbi a Isabel

Para marcar o 13 de maio, dia em que foi assinada a abolição da escravidão no Brasil, a Agência Brasil e a TV Brasil publicaram bons conteúdos lembrando que a data mais importante para o movimento negro do país é outra: 20 de novembro. Na Agência (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-05/so-com-luta-de-negros-foi-possivel-abolir-escravidao-diz-especialista), o texto começa contundente: “O fim da escravidão…

Read more

Pressão

Uma reportagem publicada na Agência Brasil no domingo 15 de maio chamou a atenção desta Ouvidoria Cidadã: Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-05/saiba-como-evitar-acidentes-graves-com-uso-de-panela-de-pressao). O texto está bem construído, com fontes relevantes e variadas, e traz informações de utilidade pública, como buscar pela certificação do Inmetro na hora da compra, limite…

Read more

Comissão da Câmara aprova suspensão da portaria que unificou TV Brasil e NBR, EBC ignora

No dia 5 de maio, tivemos uma boa notícia para a comunicação pública. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTI) aprovou uma proposta de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende a portaria 216 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), de abril de 2019, que unificou a programação…

Read more

Caderno de Propostas para a reconstrução da EBC e da Comunicação Pública

Frente em defesa da EBC e da Comunicação Pública apresenta propostas debatidas em seminário para a reconstrução do setor   O Caderno de Propostas para a reconstrução da EBC e da Comunicação Pública no Brasi foi lançado no Fórum Social das Resistências e Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que ocorreram simultaneamente de 26 a…

Read more

Reconstrói a EBC e a comunicação pública – Lançamento do Caderno de Propostas

Frente em defesa da EBC e da Comunicação Pública apresenta propostas debatidas em seminário para a reconstrução do setor   O Fórum Social das Resistências e o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que ocorrem simultaneamente de 26 a 30 de abril em Porto Alegre (RS), serão palco para o lançamento do Caderno de Propostas…

Read more

CNDH recomenda que autoridades fiscalizem EBC após denúncias de práticas antissindicais

Por CNDH (via Facebook)   O Conselho Nacional dos Direitos Humanos – CNDH expediu uma série de recomendações a autoridades para que fiscalizem e tomem providências diante de denúncias sobre práticas e condutas antissindicais pela Empresa Brasil de Comunicação – EBC. A Recomendação nº 10 do CNDH é baseada no dossiê produzido por trabalhadoras/es da…

Read more

ALERJ debate ampliação da audiência das Rádio MEC e Nacional

Por Rosayne Macedo, da Alerj   Durante audiência pública realizada pela Casa, parlamentares se colocaram contrários à desativação das duas emissoras A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Comissão de Trabalho e da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação, abraçou a causa contra a desativação das rádios MEC e…

Read more

Com censura e sem vergonha: TV Brasil faz propaganda pra candidato Bolsonarista

A degradação do histórico programa Sem Censura não tem limite na atual gestão bolsonarista da EBC. A reformulação da atração pela TV Brasil, feita em abril do ano passado, ultrapassa o limite chapa-branca, jargão usado no jornalismo para designar publicação acrítica de apoio ao governo de plantão. Na edição desta segunda-feira (21), o programa recebe…

Read more

Rádio MEC e Rádio Nacional são patrimônios da sociedade brasileira e não podem ser desligadas

Manifesto da sociedade civil pela permanência das emissoras públicas   Em novo ataque ao direito à informação e à comunicação de qualidade, sem interferência do mercado ou do Estado, o governo federal quer desligar a Rádio MEC AM e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. As emissoras integram o sistema público de comunicação previsto…

Read more

Relatório Anual da Ouvidoria da EBC elogia conteúdos governistas e negacionistas

Um dos motivos para a criação desta Ouvidoria Cidadã da EBC foi o fato de a Ouvidoria da EBC ter deixado de cumprir o seu papel legal de exercer a crítica interna e externa da programação e conteúdos jornalísticos colocados no ar pelos veículos e agências públicos da empresa. Parar sermos justos, percebemos que depois…

Read more

EBC Citizenship Ombudsman launch Report on Social Forum of Resistances

Document brings analyzes and complaints made throughout 2021         EBC Citizenship Ombudsman launch on Thursday (27th of January) the 2021 Report, the Public Communication Library and the Interactive Historical Map of EBC vehicles. The event will be on-line, during the Social Forum of Resistances and the World Social Forum Justice and Democracy 2022. It…

Read more

Ouvidoria Cidadã da EBC lança relatório no Fórum Social das Resistências

Documento traz análises e denúncias feitos ao longo de 2021          A Ouvidoria Cidadã da EBC lança nesta quinta-feira (27) o Relatório 2021, junto com a bibliografia sobre os veículos da Empresa Brasil de Comunicação e sobre comunicação pública, além do site interativo da linha do tempo dos veículos da EBC. O evento será online,…

Read more

COMUNICAÇÃO PÚBLICA e Economia Política da Comunicação

LIVROS   AZEVEDO, Flávia; RODRIGUES, Diogo Moyses; SILVA, Sivaldo Pereira; VALENTE, Jonas et. al. Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009. (Coleção Comunicação). Disponível em: http://www.intervozes.org.br/arquivos/interliv004spcmepb.pdf. Acesso em 27 dez. 2019.   BECERRA, Martin; MASTRINI, Guillermo. Medios en guerra: Balance, crítica y desguace…

Read more

TV BRASIL / TVE

LIVROS   BECERRA, Martín; CASTILLEJO, Ángel García; SANTAMARÍA, Óscar; ARROYO, Luis. Cajas Mágicas – El renacimiento de la televisión pública de América Latina. Madri: Editorial Tecnos, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/130919426/Cajas-Magicas-Arroyo-Becerra-GaCastillejo-Santamaria-Mar2013. Acesso em 01 abr. 2021.   JAMBEIRO, Othon. A TV no Brasil do século XX. Salvador: EDUFBA, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/149/4/A%20TV%20no%20Brasil%20do%20seculo%20XX.pdf. Acesso em 27 dez.…

Read more

AGÊNCIA BRASIL E PORTAL EBC

ARTIGOS   AGUIAR, Pedro; LISBOA; Juliana. Da Agência Nacional à Agência Brasil: o jornalismo de agências e o Estado brasileiro (1937-2016). 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia. Alcar Sul: junho 2016. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sul/6o-encontro-2016/historia-do-jornalismo/da-agencia-nacional-a-agencia-brasil-o-jornalismo-de-agencias-e-o-estado-brasileiro-1937-2016/view. Acesso em 27 dez. 2019.   GUERRA, Josenildo Luiz et al. A qualidade do conteúdo da Agência Brasil/EBC: avaliação…

Read more

EBC / RADIOBRÁS

LIVROS   BUCCI, Eugênio. Em Brasília, 19 horas – A guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro governo Lula. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.   CARDOSO, Moisés; IACOMINI JÚNIOR, Franco e PRADO JUNIOR, Tarcis (org.). Comunicação e Política: EBC e o impeachment do governo Dilma. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em…

Read more

RÁDIOS NACIONAL E MEC / VOZ DO BRASIL

LIVROS ANDRADE, Carlos Drummond de et al. QUADRANTE I. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962. ANDRADE, Carlos Drummond de et al. QUADRANTE II. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963. DEL BIANCO, Nélia; KLÖKNER, Luciano; FERRARETTO, Luiz Artur (org). 80 anos das rádios Nacional e MEC. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170915/001055246.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso…

Read more

International Association for Media and Communication Research supports Brazil’s EBC

By IAMCR in 29 November 2021   The International Association for Media and Communication Research (IAMCR) stands in solidarity with workers at Brazil’s national public service broadcaster, the Empresa Brasil de Comunicação (EBC), in its fight to safeguard the Brazilian people’s right to public broadcasting reflecting the interests of society, consistent with Brazil’s Federal Constitution.…

Read more

Organización Interamericana de Defensores de las Audiencias publica nota en defensa de la Comunicación Pública de Brasil

La Organización Interamericana de Defensoras y Defensores de las Audiencias (OID) se solidariza con las trabajadoras y los trabajadores de la Empresa Brasil de Comunicação (EBC) en su lucha para salvaguardar el derecho del pueblo brasileño a una comunicación pública que refleje los intereses de la sociedad, en respeto a lo establecido en la Constitución…

Read more

PSOL pede que respostas do governo federal sobre uso político da EBC sejam incluídas em inquérito no TSE

Por Psol na Câmara em 30/11/2021   A bancada do PSOL encaminhou ontem, 29 de novembro, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) petição para que as respostas – insuficientes, diga-se – do Ministério das Comunicações à líder Talíria Petrone sejam incluídas no inquérito sobre o uso político-eleitoral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por parte do…

Read more

Organización Interamericana de Defensores de las Audiencias publica nota em defesa da Comunicação Pública no Brasil

A Organización Interamericana de Defensoras y Defensores de las Audiencias (OID) solidariza-se com as trabalhadoras e trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em sua luta para salvaguardar o direito da população brasileira a uma comunicação pública que reflita os interesses da sociedade, em respeito ao estabelecido na Constituição Federal do país. O Artigo 223…

Read more

600 mil mortos: nenhum remorso nos veículos públicos da EBC

O escancarado controle das emissoras públicas federais pelo bolsonarismo continua sonegando à população o direito à informação na Pandemia, impedindo ainda uma reflexão sobre o luto em relação aos mais de 600 mil brasileiros mortos pela Covid-19. De maneira protocolar, o apresentador e editor do Repórter Brasil, principal noticioso da TV Brasil, Paulo Leite, registrou…

Read more

Terceiro dossiê mostra institucionalização da censura e do governismo na EBC

Denúncia feita pelos funcionários levantou 161 casos de censura e 89 de governismo entre agosto de 2020 e julho de 2021 Foi lançado nesta terça-feira (5) o III Dossiê de Censura e Governismo na EBC (Empresa Brasil de Comunicação). O levantamento, feito com base em denúncias anônimas de trabalhadores e trabalhadoras de todos os veículos…

Read more

LEGISLAÇÃO

ARGENTINA. Ley 26.522 de 10 de outubro de 2009. Regúlanse los Servicios de Comunicación Audiovisual en todo el ámbito territorial de la República Argentina. Buenos Aires: Congreso Argentino, 2009. Disponível em: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/155000-159999/158649/norma.htm. Acesso em 01 abr. 2021. BRASIL. Decreto nº 24.651, de 10 julho de 1934. Cria, no Ministério da Justiça e Negócios Interiores, o…

Read more

O 7 de setembro na EBC flopou (ainda bem!)

O anúncio de que a EBC faria uma cobertura grandiosa do 7 de setembro (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-09/acompanhe-os-principais-eventos-do-7-de-setembro-na-ebc), “para celebrar uma das datas mais patrióticas do ano”, gerou grande expectativa sobre o que seria colocado no ar pelos veículos públicos no Dia da Independência. “O 7 de setembro será mais verde e amarelo com a EBC. #VemVer”, alardeou a empresa.…

Read more

BIBLIOGRAFIA

A Ouvidoria Cidadã da EBC disponibiliza aqui uma bibliografia sobre Comunicação Pública e a EBC. A seção está dividido por tema: TV Brasil; Agência Brasil; Rádios Nacional e MEC; EBC e Radiobrás; Legislação; e Comunicação Pública e Economia Política da Comunicação. São relacionados Livros; Artigos; TCCs, Dissertações e Teses; e outros. A lista traz, quando…

Read more

Afeganistão

Um dia após imagens estarrecedoras de pessoas tentando fugir do Afeganistão agarradas à fuselagem de um avião das forças armadas estadunidenses rodarem o mundo, a Agência Brasil publicou uma matéria que explica muito bem a crise que se abateu sobre o país da Ásia Central (https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-08/cientistas-veem-china-com-papel-central-e-nao-creem-em-taliba-moderado). Nela, o professor de Relações Internacionais da UFRJ Fernando…

Read more

Cobertura de veículos da EBC embarca no discurso do governo e omite informações sobre o desfile de tanques

Nesta terça-feira (10) o país assistiu a um desfile de tanques militares que passaram pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia em que o presidente da Câmara, Arthur Lira, colocou para votação, em plenário, a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. A cobertura jornalística do evento feita pelos veículos da Empresa Brasil…

Read more

Rádios Nacional na banda estendida da FM

As rádios Nacional AM da EBC estrearam na banda estendida da FM no dia 7 de maio (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-05/ebc-inaugura-banda-estendida-fm-e-estreia-programacao-em-5-capitais). As boas novas chegam pelas ondas eletromagnéticas em Frequência Modulada no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife, todas na mesma sintonia: 87.1 FM. “No Rio de Janeiro, a 87.1 FM veiculará a tradicional…

Read more

Confira o artigo da ex-ouvidora da EBC Joseti Marques sobre a censura à Ouvidoria

Órgão colegiado com maioria governista na EBC impõe censura à Ouvidoria Joseti Marques, jornalista, ex-ouvidora da EBC A notícia foi divulgada de forma protocolar pela própria Ouvidoria da EBC, no relatório bimestral, referente aos meses de março e abril de 2021. O Conselho de Administração (Consad), órgão colegiado formado por maioria de membros do governo,…

Read more

Governo e Direção da EBC censuram a própria Ouvidoria

O último relatório bimestral publicado pela Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (a oficial, e não essa Ouvidoria Cidadã), referente a março e abril de 2021 (https://www.ebc.com.br/sites/_institucional/files/atoms/files/04_-_relatorio_da_ouvidoria_mar-abr_2021_-_publi.pdf), traz um alerta vermelho para toda a sociedade: o órgão foi CENSURADO pelo Conselho de Administração (Consad). Na seção do relatório destinada à análise dos conteúdos, há um…

Read more

Veículos públicos escondem marca trágica dos 400 mil mortos

O Brasil atingiu oficialmente a trágica marca de 400 mil vítimas fatais de covid-19 no dia 29 de abril de 2020. O Painel Coronavírus do Ministério da Saúde (https://covid.saude.gov.br/) foi atualizado com os dados do dia às 18h55, indicando 3.001 casos novos de óbitos registrados na data, totalizando 401.186 óbitos acumulados. Mas a Agência Brasil…

Read more

Exibição da novela Os Dez Mandamentos pela TV Brasil fere a Constituição

Ouvidoria Cidadã destaca que diretoria da EBC joga no lixo esforços para garantir pluralidade na Faixa da Diversidade Religiosa A decisão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) de licenciar a novela Os Dez Mandamentos, produzida pela TV Record, vai contra o artigo 223 da Constituição Federal. O artigo determina o princípio da complementaridade dos sistemas…

Read more

Frente promove curso sobre Comunicação Pública e EBC

Curso gratuito terá quatro aulas com especialistas da academia e da sociedade civil A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, formada por entidades da sociedade civil, acadêmicas, sindicatos, pesquisadores e jornalistas, oferece, dos dias 6 a 9 de abril, o curso Comunicação pública: fortalecimento da sociedade e da democracia. Entre os palestrantes…

Read more

Entidades científicas protocolam Carta em defesa da comunicação pública e pela retirada da EBC do Programa Nacional de Desestatização

Confira a Carta em defesa da comunicação pública e pela retirada da EBC do Programa Nacional de Desestatização, assinada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e por entidades acadêmicas e científicas da Comunicação. O documento foi encaminhado para a Presidência da República, as Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal,…

Read more

Frente de entidades lança Ouvidoria Cidadã da EBC

Objetivo é exercer a participação social extirpada da comunicação pública A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública lança nesta quarta-feira (16) o primeiro relatório da Ouvidoria Cidadã da EBC. O objetivo do projeto é analisar conteúdos publicados e veiculados pela Empresa Brasil de Comunicação com o olhar dos princípios da comunicação pública,…

Read more

Ouvidoria Cidadã da EBC 2020

Primeiro relatório da Ouvidoria Cidadã da EBC, lançado no dia 16 de dezembro de 2020. O documento aborda de forma amostral conteúdos publicados e veiculados durante o ano de 2020 pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil, Radiojornalismo e postagens nas Redes Sociais da EBC. Confira a live de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=qd7vXCvhlj4 Debatedores: Laurindo Leal Filho…

Read more

Civil Society launches EBC’s Citizens’ Ombudsman at the World Social Forum

The Front in Defense of EBC and Public Broadcasting – or Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública in the original Portuguese – present on Tuesday (26) the EBC’s Citizens’ Ombudsman, during the World Social Forum (WSF) 2021. The project seeks to cast light on contents published by EBC, Brazil Communication Company (Empresa…

Read more

Sociedade Civil lança Ouvidoria Cidadã da EBC no Fórum Social Mundial

A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública lança nesta terça-feira (26) a Ouvidoria Cidadã da EBC, em atividade no Fórum Social Mundial (FSM) 2021. O objetivo do projeto é analisar conteúdos publicados e veiculados pela Empresa Brasil de Comunicação com o olhar dos princípios da comunicação pública, que deveriam orientar a produção…

Read more

Carta à sociedade: por que a EBC não deve ser privatizada

Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública O Ministério das Comunicações anunciou recentemente o envio da Empresa Brasil de Comunicação ao Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão parece ser uma resposta a setores da imprensa ligados ao sistema financeiro, reproduzindo a lógica de dependência dos “mercados” da própria comunicação privada. Embora o…

Read more

Vacina

O ano de 2020 não terminou sem antes a Agência Brasil publicar informações de menos sobre a possibilidade de vacina que pode tirar o país da pandemia de Covid-19. No dia 29 de dezembro, foi publicada a matéria “Covid-19: Anvisa certifica Pfizer, uma das produtoras de vacina” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-12/covid-19-anvisa-certifica-pfizer-uma-das-produtoras-de-vacina). O texto relata que a “Agência Nacional…

Read more
[/vc_column][/vc_row]