Com temas relevantes e atuais a cada semana, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, continua brindando o público da TV pública com materiais de excelente qualidade. Sempre com abordagens sensíveis, comprometidas e contextualizadas.

Desde cultura e história, com o episódio Museu Nacional, um novo recomeço, que mostrou a reabertura depois do incêndio de 2018, com o delicado e lento trabalho de restauro e recuperação do pouco acervo que não foi consumido pelas chamas. Bem como os caminhos para recompor a coleção, contando a história do país sob diferentes pontos de vista.

Até o tema delicado do uso abusivo de drogas no centro de São Paulo, no episódio Território Cracolândia, que retratou a trajetória do conhecido quadrilátero na região da Estação da Luz, onde pessoas em situação de rua, não necessariamente usuários de crack, se juntaram e se acolhem mutuamente. Entre programas de internação compulsória, violentas operações policiais e “revitalização” com a abertura de espaços culturais e projeto de instalação do centro administrativo do governo do estado, ao trabalho da redução de danos e o desaparecimento do “fluxo” de usuários de drogas de um dia para o outro. Com imagens das câmeras de segurança apagadas.

No episódio Evangélicos, vemos os dados do censo mostrarem que os adeptos da religião subiram de 21% para 26% da população brasileira. Um trabalho de presença dessas igrejas nos territórios, os mais longínquos e abandonados pelo poder público do país. E com isso, a chamada “obra” se expande não tão silenciosamente assim e entra em espaços como quilombos e nos movimentos sociais, como o MST. Aparece, assim, um outro caminho para propagar o evangelho, com convivência pacífica entre diferentes credos e sem os preconceitos ideológicos muitas vezes propagados por certos grupos religiosos.

A produção de frutas no Vale do São Francisco, a violência política contra as mulheres, as mudanças – rumo à precarização – no mercado de trabalho do país, técnicas ancestrais de manejo do fogo, em contraponto aos grandes incêndios florestais vistos nos últimos anos, e o trabalho de setores como a agricultura familiar para tirar o Brasil do mapa da fome são alguns dos temas retratados nos últimos episódios.

Vale muito a pena passear pelos episódios, disponíveis na página do programa no site da TV Brasil.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário