As ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia vão longe! E agora os ouvintes internacionais contam com uma novidade: o Serviço Internacional de Rádio, que vai ao ar diariamente às 22h50. Por enquanto, a faixa é curta, mas a ideia é promissora:

“Com duração de 10 minutos, sendo 5 minutos em inglês e 5 minutos em espanhol, o conteúdo conta com entrevistas e reportagens exclusivas sobre o Brasil e a Amazônia, levando informações sobre a cultura, biodiversidade e os desafios da região para ouvintes do mundo todo”, diz o texto de apresentação na página do programa.

A estreia da faixa ocorreu no dia 31 de março, conforme noticiado pela Agência Brasil (ABr). Mas acessando a página no dia 19 de abril, encontramos apenas um episódio disponibilizado on-line, com as versões em inglês e em espanhol. Trata-se de trecho de uma entrevista com a Secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal, sobre atrações e preparativos para a COP 30, que ocorrerá em Belém, em novembro.

Celebramos a iniciativa, que consolida um pilar importante das mídias públicas, muito comum em outros países, de divulgar o próprio país para o mundo. A BBC, por exemplo, tem serviço noticioso em 43 línguas além do inglês. A Rádio França Internacional oferece um resumo das notícias da semana em português. Nossos vizinhos da Rádio Nacional da Argentina também oferecem, por meio da RAE (Radiodifusión Argentina al Exterior), programas em oito idiomas com uma hora de duração.

Inexplicavelmente, o Serviço Internacional de Rádio da Nacional da Amazônia não está disponível na Radioagência Nacional. No aplicativo Rádios EBC também encontramos apenas o mesmo episódio disponível no site.

De acordo com a matéria da ABr, a faixa faz tradução de entrevistas veiculadas na programação das rádios Nacional. Seria importante, além de disponibilizar todos os episódios on-line, produzir também um noticiário em outras línguas. Dados apontam que os podcasts mais baixados em outros países são os noticiosos produzidos pelo Serviço Público de Mídia.

Por exemplo, um levantamento da Triton Digital revela que os dois podcasts mais baixados nos EUA são noticiosos da emissora pública: o NPR News Now, um boletim de três minutos atualizado de hora em hora, e o UP First, de dez minutos, com análises sobre as notícias mais importantes do dia, disponíveis de segunda a sábado.

Fica a dica para a Radioagência Nacional fazer esse tipo de produção, já que o consumo de podcast tem crescido no Brasil, como apontam pesquisas como a Inside Audio da Kantar Ibope e a PodPesquisa da ABPod.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário