Hoje a Ouvidoria Cidadã da EBC vai falar de flores. E de cactos, de sapos e outros bichos que só aparecem de noite. E de fotografia.

Acasalamento de sapos-martelo visto no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que inicia programa de visitas noturnas guiadas para observar fauna e flora. Fernando Frazão

Destacamos o trabalho do fotojornalismo da Agência Brasil, com uma reportagem sobre as visitas noturnas ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que iniciaram este mês para grupos pré-agendados (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-10/rio-agencia-brasil-acompanha-1a-visita-noturna-do-jardim-botanico).

O repórter fotográfico Fernando Frazão capturou a beleza noturna do arboreto, transportando o leitor para a magia e o mistério do passeio sombrio na floresta. Com pouca ou nenhuma iluminação, enriqueceu a reportagem de Mariana Tokarnia com belíssimas imagens de flores que só abrem de noite, anfíbios que não aparecem sob a luz do sol e dos casarões históricos iluminados para a ocasião.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro inicia programa de visitas noturnas guiadas para observar fauna e flora. Fernando Frazão

O único porém é que o site da ABr não valoriza o trabalho da fotografia. Apesar do destaque para a Foto Agência na página principal, o formato de galeria foi retirado do site na reformulação feita em fevereiro de 2020, não sendo possível visualizar em conjunto todas as fotos de um mesmo evento. Dessa forma, as imagens do Jardim Botânico se perdem entre ministros e o presidente. O truque é fazer a busca por palavra-chave e selecionar “imagem” (https://busca.ebc.com.br/sites/agenciabrasil/nodes?q=Jardim+Bot%C3%A2nico+do+Rio+de+Janeiro&types%5B%5D=foto).

O serviço de fotografia esteve presente desde a época de Agência Nacional e atualmente o acervo do site conta com mais de 140 mil imagens. A Central de Conteúdo, por meio da qual é possível baixar as fotografias em alta resolução, tem mais de 20 mil pessoas ou veículos cadastrados e os downloads de fotos da Agência Brasil passam de 6 mil por mês. É um serviço de excelência e gratuito, muito utilizado por sites e jornais de todo o país e até internacionais. Em plena sintonia com os preceitos da comunicação pública!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário