A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública vem prestar solidariedade ao povo argentino, que tem ido às ruas para protestar contra a decisão do Governo de Javier Millei de acabar com a Defensoria do Público da Argentina.

A comunicação é um dos preceitos mais valiosos no rol dos direitos humanos, porque é através da comunicação que nos constituímos como sociedade, como povo, como nação. Em contextos comunicacionais de grande concentração das mídias tradicionais e das chamadas big-techs, o direito à comunicação é privilégio, dando a poucos o direito de dizer a muitos como compreender a realidade e agir em sociedade.

Em diversos países do Continente em que essa lógica se reproduz, testemunhamos as tragédias sociais que se foram construindo a partir de conteúdos midiáticos irresponsáveis, negacionismos, desinformação. A Defensoria do Público trabalha sem qualquer forma de sanção ou censura para mitigar os efeitos danosos dessa concentração em todos os segmentos sociais, particularmente nos que são mais vulneráveis.

A revogação dos artigos 19 e 20 da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, que criaram no Congresso a Defensoria do Público, é equivalente a usurpar o direito das audiências a uma comunicação ética, plural e responsável. Zelar por esse direito é a base do trabalho da Defensoria do Público; acabar com este instrumento democrático é um retrocesso, é mutilar um direito.

Por isso, a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública se junta ao manifesto do povo argentino e diz  “NO AO CIERRE DE LA DEFENSORÍA DEL PÚBLICO” .

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário