A TV Brasil, mais uma vez, foi palco para discursos negacionistas e propagação de mentiras relacionadas à pandemia da Covid-19. Na terça-feira (4), foi transmitida pela emissora uma audiência pública para debater a vacinação de crianças com idade de 5 a 11 anos, já em vigor em diversos países. Foi a única televisão que transmitiu todo o evento, inclusive interrompendo os jornais da emissora.
A audiência pública, convocada pelo próprio Ministério da Saúde, sequer teve a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que já tinha dado aval para a vacinação infantil. Antes mesmo de ir ao ar, o presidente Jair Bolsonaro, declarado publicamente contrário a vacinação de crianças, anunciou em sua Live semanal, na quinta-feira dia 30, que o circo seria transmitido “na nossa ebc”.
A transmissão teve uma repercussão negativa e gerou péssimos frutos. Vídeos editados da audiência, com as falas negacionistas e antivacina, circulam livremente em grupos de redes sociais, com mensagens pedindo para as pessoas não vacinarem as crianças e trazendo FALSOS alertas. O espetáculo da morte pode provocar sérias consequências para a saúde pública do país, e tudo transmitido por uma emissora pública. Agora, grupos antivacina têm vídeos de lunáticos propagando seus discursos criminosos em uma emissora que eles acham ser oficial do governo.
A dimensão do estrago é imensurável, milhares de pais podem deixar de vacinar suas crianças por causa desse discurso. Não foi pra isso que a EBC foi criada! O papel da Comunicação Pública não é esse. A Lei determina que a EBC deve incentivar a consciência crítica do cidadão, mediante programação educativa, artística, cultural, informativa, científica e promotora de cidadania.
O que vem acontecendo no jornalismo e na programação da EBC é um crime contra a sociedade e a saúde pública! Não existem “dois lados da notícia” para fakenews, principalmente quando se trata de saúde pública. Nosso lado é o lado da ciência. É preciso continuar lutando para fazer um jornalismo de qualidade nesta empresa.
A EBC tem que respeitar sua missão e a sociedade brasileira!