Nesta segunda (21), representantes da Frente em Defesa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Comunicação Pública participaram de uma reunião com o Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Social do grupo de transição da presidência da República.

No encontro, Rita Freire, ex-presidente do Conselho Curador cassado por Temer, apresentou as propostas do seminário Reconstrói EBC, ocorrido no primeiro semestre deste ano, entregando cópia do Relatório para o GT.

Rita destacou a necessidade de retorno da participação popular na empresa pública, com a retomada do Conselho Curador e demais mecanismos que dão autonomia para comunicação pública.

Foi destacado ainda a necessidade imediata de separação da comunicação governamental da comunicação pública, revertendo a ação do governo Bolsonaro de transformar a EBC em uma agência de propaganda.

Gésio Passos, diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF e empregado da empresa, também cobrou a necessidade de desmilitarização da EBC e responsabilização de quem tem desvirtuado a missão da Empresa. 

Passos também compartilhou dados sobre o orçamento da EBC e a necessidade de recuperação de recursos para que a Empresa consiga cumprir com suas missões legais.

Representantes dos Radialistas também estiveram presentes na reunião. Leonel Querino, presidente do Sindicato dos Radialistas do RJ, reforçou a importância da categoria nesse processo de transição e o fortalecimento da EBC. Marco Clemente, do Sinrad-DF, Sergio Ipoldo e Jota Reis, do Sinrad-SP, também participaram da reunião.

Fernando Oliveira Paulino, professor da UnB e coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom), reforçou a importância do GT e da disponibilidade de integrantes da Frente em compartilhar informações que possam ser úteis para o Relatório do GT e para o próximo governo.

Paulino ressaltou as iniciativas de funcionários(as) da EBC, da sociedade civil e de professores e estudantes que levaram a ações como a Ouvidoria Cidadã e a produção de relatórios, monografias, dissertações e teses sobre a importância da Comunicação Pública para a Democracia.

Nos próximos dias, os integrantes do GT vão analisar as considerações e sugestões compartilhadas, dialogar com representantes da EBC e outros convidados e apreciar documentos que possam servir para o Relatório.

O Grupo tem até 30 de novembro para entregar um relatório parcial e 11/12 para enviar o Relatório Final do GT para os coordenadores da equipe de transição.

Integram o GT de Comunicação Social e participaram da Reunião: João Brant, Taís Ladeira, Tereza Cruvinel, Juliana Cézar Nunes, Flávio Gonçalves, Helio Doyle, Helena Chagas, Laurindo Leal Filho, Florestan Fernandes Jr., Carol Prado, Antonia Pelegrino, Luísa Seixas, Viviane Teixeira e Thaisa Pires.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário