“O início da história não se dá com a invasão. O fim da história indígena, de apogeu, muitas vezes, pode ser entendido com essa invasão”.

Com essa afirmação impactante, estreou no sábado 4 de novembro o podcast Identidade Ancestral. Com cerca de cinco minutos (o primeiro chegou perto de sete), o programete trará “diferentes aspectos da luta e identidade dos povos indígenas, por meio da voz dos próprios indígenas”, conforme anunciado pela EBC.

O programete vai ao ar às 11h de sábado no programa Ponto de Encontro, da Rádio Nacional da Amazônia, com reprise às segundas-feiras, às 16h, no Tarde Nacional Amazônia. Depois, o conteúdo fica disponível no Spotify e no site das rádios da EBC (https://radios.ebc.com.br/ponto-de-encontro/2023/11/identidade-ancestral-ouca-primeiro-episodio-da-serie).

No primeiro episódio, vários trechos de entrevistas com historiadores e lideranças indígenas explicam como os povos originários receberam os europeus, sucumbiram à ganância deles e foram vítimas de etnocídio. A começar pelo nome dado a todas as centenas de etnias genericamente de “índio”, que vem de uma etimologia que significa “sem alma”, ou ser humano de segunda classe. A mesma origem de indigente.

Outra frase de impacto fecha o episódio: “O descolonizador pinta a história com a tinta vermelha do sangue indígena. O decolonizador, com a tinta vermelha do urucum”. Já ficamos com vontade de entender melhor essa questão nos próximos episódios.

Saudamos a belíssima iniciativa, que teve origem no primeiro Pitching de Produção Interna da EBC, ou seja, o projeto foi apresentado por uma trabalhadora da casa. No caso, Tânia Cerqueira, que é indígena em retomada ancestral.

O trabalho é um pouco curto para chamar de podcast, mas com tamanho adequado para veiculação nas rádios. Deixamos como sugestão ampliar o projeto e fazer uma versão estendida para disponibilizar nas plataformas de áudio, com mais tempo para desenvolver os temas abordados e tão necessários para o país ampliar a compreensão de si. Os ouvintes dessa (nem tão) nova forma de rádio agradecem!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário