No domingo 24 de março a Polícia Federal deflagrou a operação Murder Inc., na qual prendeu três acusados de serem os mandantes da execução da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018. Foram presos Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Chiquinho Brazão, deputado federal pelo estado, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio e responsável pela investigação do crime. Apesar do fato ter ocorrido no domingo, com as redações jornalísticas em esquema de plantão, os veículos públicos da EBC acionaram suas equipes e fizeram uma excelente cobertura de todos os ângulos da notícia.

Na TV Brasil, que aos domingos não tem jornal na grade, a programação habitual caiu para dar lugar a uma cobertura intensa, que ficou ao todo mais de 3 horas no ar, conduzidas do estúdio do Rio de Janeiro com competência e sensibilidade pela âncora e editora-chefe do Repórter Brasil Tarde e equipe. A reportagem acompanhou as coletivas e trouxe os jornalistas ao vivo da Polícia Federal no Rio de Janeiro e em Brasília e do Ministério da Justiça, trazendo comentários pertinentes, contexto do caso desde o começo e bastidores da cobertura feita desde 2018 pela EBC. Destaque para a entrada ao vivo em uma entrevista exclusiva com a viúva de Marielle, a vereadora Mônica Benício, visivelmente emocionada.

O plantão colocou no ar vídeos de personalidades políticas ligadas a ela, como a deputada federal Talíria Pedrone, o presidente da Embratur Marcelo Freixo e a diretora da Anistia Internacional, Jurema Werneck. Também leu outras notas de repercussão e recebeu no estúdio a deputada estadual Renata Souza, que também trabalhou com Marielle na Câmara de Vereadores, e a cientista política Mayra Goulart, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Agência Brasil publicou a primeira notícia logo cedo, às 8h13 da manhã, com as informações básicas da operação. Em pouco mais de 24 horas, entre domingo e segunda-feira (25/03), a Agência publicou 27 reportagens sobre o tema, abordando os fatos do dia, como entrevista com as viúvas Mônica Benício e Ágata Arnaus e com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nota da defesa de um dos acusados e a confirmação da prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Além de detalhes constantes no inquérito e repercussão de entidades, governo, partidos políticos e autoridades.

Na Radioagência Nacional, a primeira publicação a respeito das prisões ocorreu às 10h17 e até às 14h de segunda-feira foram dez reportagens, também explorando os acontecimentos e repercussões, bem como detalhes do inquérito, com destaque para a participação do delegado responsável pelas investigações iniciais.

Os microfones da Rádio Nacional foram conduzidos por Mara Régia, que acompanhou a entrevista coletiva do ministro da justiça e também gravou um Viva Maria especial para celebrar a notícia.

Cobertura que se torna ainda mais importante diante da censura que o tema sofreu, conforme relatado nos dossiês produzidos pelos trabalhadores da EBC.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário