A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, organização da sociedade civil criada em 2016 no contexto do golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff e iniciou o desmonte de diversos setores do Estado brasileiro, lança (finalmente) um conjunto de logomarcas, banners, cards e figurinhas com sua identidade visual. As artes podem ser usadas livremente por quem defende a causa e estão disponíveis on-line (https://drive.google.com/drive/folders/1-UQRPiAtljsFaG65MmJqoEzG_p5KPQ40?usp=drive_link).

Formada por empregados e empregadas da EBC, membros do Conselho Curador Cassado da EBC, grupos de pesquisa acadêmica, sindicatos, jornalistas e organizações ligados e ligadas ao direito à comunicação e democratização da comunicação no país, a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública se manteve atuante desde o seu lançamento para denunciar desmontes, desmandos, perseguições e censuras que ocorreram na empresa desde então, com a campanha inicial #FicaEBC contra a privatização ou extinção da EBC, e se mantém atenta aos interesses da coletividade no que diz respeito à comunicação pública no Brasil.

Tal organização se mostra especialmente importante devido à retirada da participação social da EBC pela Medida Provisória 744/2016, sem a qual o próprio enquadramento da EBC como empresa de comunicação pública fica prejudicado. É a participação e controle social que levam para dentro da empresa os interesses da sociedade que devem ser refletidos nos conteúdos e coberturas, evitando assim que a comunicação pública fique à mercê dos interesses do governo do momento.

Neste novo momento político, e diante da falta de ação do governo em retomar a participação social na EBC, renovamos a necessidade de que todas, todos e todes interessades na defesa da comunicação pública renovem sua participação na Frente. A adesão pode ser feita por meio do formulário abaixo:

https://forms.gle/GYFysQQPaTvNNjip8

 

ASSINATURAS 2023

ENTIDADES:

– Conselho Curador Cassado da EBC

– Comissão de Empregados e Empregadas da EBC

– Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro

– Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal

– Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

– OID – Organización Interamericana de Defensores de las Audiencias

– Ciranda Comunicação Compartilhada

– Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

– FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

– DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia

– NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação

– LaPCom/UnB – Laboratório de Políticas de Comunicação

– EMERGE/UFF – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência

– NUCOP – Núcleo de Comunicação Pública e Política

– OBCOMP – Observatório da Comunicação Pública

– OBSCOM-CEPOS/UFS – Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe / Grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade

– Narractiva Periférica – Baixada Fluminense

– ABCPública – Associação Brasileira de Comunicação Pública

– Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias

 

                          

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário