De segunda a sexta-feira, das 5h às 7h, o produtor rural, trabalhador do campo e os cidadãos que se preocupam com o meio ambiente têm espaço garantido no Brasil Rural, da Rádio Nacional AM Brasília. Em rede com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a Rádio Nacional da Amazônia e a Rádio Nacional do Alto Solimões, o programa, agora sob o comando do apresentador Luciano Barroso, aborda questões da agricultura e pecuária, sem esquecer de temas atuais como sustentabilidade, pesquisas, bem-estar animal e melhores resultados no campo.

Sem esquecer da cultura! Nosso eterno caipira, Mazzaropi, foi tema do programa do último dia 18 de março, que trouxe uma entrevista exclusiva com o curador do Museu Mazzaropi, Claudio Marques. Ele falou sobre o legado do artista para nossa cultura e, principalmente, para o cinema brasileiro. Os filmes de Mazzaropi, aliás, seguem fixos na grade de programação da TV Brasil.

Com duração de 16 minutos, a entrevista ao Brasil Rural menciona que o museu foi reaberto ao público – após o período mais grave da pandemia – e conta atualmente com um acervo de 20 mil itens entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos que relembram boa parte da carreira do artista. Entre as curiosidades apresentadas pelo curador estão a dos estúdios em que o cineasta e ator gravou a maior parte dos seus filmes e que ficam no mesmo complexo do museu, em Taubaté, interior de São Paulo.

Nascido em São Paulo em 1912, Amácio Mazzaropi passou sua infância na casa de campo do seu avô, maior influência para a representação caricata do caipira que mostrava em seus filmes. Na adolescência, trabalhando em circo, é que o personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, virou sua marca registrada.

Seja no circo, na TV ou no cinema, Mazzaropi se dedicou à sua arte, deixando um legado primoroso aos fãs. Com 32 filmes realizados, a memória desse ícone da cultura popular segue atual por meio de temas como o racismo e questões religiosas.

Ouça aqui a entrevista ao Brasil Rural: https://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2022/03/museu-mazzaropi-preserva-cinema-brasileiro

Mais informações sobre o artista e o Museu Mazzaropi: https://www.museumazzaropi.org.br/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário