Em 2007, há 15 anos, o Ministério da Cultura organizou o  O evento, realizado em Brasília, reuniu representantes de emissoras educativas, culturais, universitárias, comunitárias, legislativas e judiciárias, além de pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Toda essa articulação resultou na criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio de Medida Provisória, ainda em 2007. Mas a memória desse encontro histórico estava apagada. Com as mudanças nos sites do governo federal, grande parte das informações sobre as políticas públicas já realizadas no país foram “esquecidas”.

Por meio de um pedido de Acesso à Informação, conseguimos os documentos do 1º Fórum Nacional de TV´s Públicas, disponibilizados abaixo.

O primeiro caderno de debates, organizado em 2006, trouxe um diagnóstico do campo público de TV, com textos dos dirigentes da Radiobrás e da TVE Brasil, além da visão do Ministério da Cultura e dos diagnósticos setoriais das associações que representavam o campo público.

Já o segundo caderno de debates, publicado antes da realização do evento em 2007, trouxe relatórios de grupos de trabalhos criados para pensar um modelo para emissoras públicas brasileiras. São documentos que fazem parte da história da comunicação pública brasileira e não podem ser “esquecidos”.

Forum_Nacional_de_TV_s_Publicas___Caderno_de_Debates_vol._1

Forum_Nacional_de_TV_s_Publicas___Caderno_de_Debates_vol._2

Veja o discurso do presidente Lula durante o Fórum:
https://www.youtube.com/watch?v=gTgeOMWvpwM

Confira a Carta de Brasília, o texto final do 1º Fórum de TVs Públicas:
https://congressoemfoco.uol.com.br/UserFiles/Image/Carta%20de%20Brasilia.pdf

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário