A Agência Brasil fez uma cobertura intensa dos atos de terrorismo vivenciados em Brasília no domingo, dia 8 de janeiro, quando extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, defendendo um golpe de estado. Nos três primeiros dias, levantamos que foram publicadas 30 matérias no próprio domingo, 52 na segunda-feira (9) e 21 na terça-feira (10), além da galeria de fotos, conforme lista no final na postagem.

Apesar de a primeira reportagem sobre os atos, publicada às 16h14, trazer o eufemismo “manifestantes” para se referir aos criminosos, o relato detalha bem a invasão e a quebradeira promovida nas sedes dos três poderes, e notas de autoridades condenando os atos. A manchete “Manifestantes invadem Congresso, Palácio do Planalto e STF” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/manifestantes-invadem-congresso-planalto-e-stf) ficou na capa do portal até quase 20h, quando todos os veículos e autoridades já classificavam os responsáveis pelas ações de “terroristas”, “golpistas” e “criminosos”. Bem como os termos mais adequados para a situação já estavam sendo usados nos textos da própria Agência.

Antes das invasões, outro texto, publicado às 13h11, já alertava que a situação poderia se agravar: “Ministério da Justiça autoriza emprego da Força Nacional em Brasília” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/ministerio-da-justica-autoriza-emprego-da-forca-nacional-em-brasilia), conforme destacamos: “O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na capital federal, entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Praça dos Três Poderes. Segundo a pasta, a medida foi adotada ‘em razão das manifestações políticas no centro da capital federal’”. Porém, como acompanhamos ao longo das horas que se seguiram, nada foi feito por parte das forças de segurança.

No geral, as matérias são baseadas em notas, declarações, publicações no Twitter ou em coletivas de imprensa das autoridades e órgãos do governo ou entidades da sociedade civil. Não encontramos no período verificado nenhuma análise de conjuntura com especialista ou contextualização mais aprofundada sobre o golpismo crescente que se instalou no país desde o segundo turno das eleições.

Encontramos, inclusive, matérias que não contextualizam nem mesmo os atos de domingo, como uma que trata da garantia de abastecimento de combustível, sem ter sido mencionado em nenhum texto anterior a ameaça dos terroristas de invadirem as refinarias da Petrobras, para provocar mais caos no país.

Outras que chamam a atenção são reproduções de textos da agência privada Reuters, muito utilizada pela ABr para complementar a cobertura internacional. Mas nesse caso, se trata apenas de textos baseados em tweets de líderes estrangeiros. O que poderia ser facilmente produzido pela própria equipe da EBC, que conta com um Serviço de Língua Estrangeira para traduzir as matérias para o inglês e o espanhol. Importante destacar que os textos da Reuters não têm permissão para serem replicados pelos portais que utilizam os conteúdos da Agência Brasil.

Apesar desses problemas pontuais, quem acompanhou os acontecimentos pela Agência Brasil conseguiu ficar bem informado sobre os principais fatos relacionados aos ataques terroristas.

 

Linguagem e governismo

O primeiro aspecto que chama a atenção na cobertura da Agência Brasil é a mudança na linguagem utilizada. Enquanto atos contrários ao governo Bolsonaro foram amenizados e escondidos, conforme já relatamos (https://ouvidoriacidadaebc.org/sindrome-de-avestruz/ e https://ouvidoriacidadaebc.org/atos-contra-o-governo-ontem-e-hoje-autonomia-editorial/), e até palavras como “ditadura” foram abolidas dos textos (https://ouvidoriacidadaebc.org/ditadura-nunca-mais-a-palavra-foi-abolida-da-agencia-brasil/), dessa vez a cobertura usou termos como golpistas, bolsonaristas, extremistas, criminosos terroristas e vândalo. Bastante propícios diante dos acontecimentos.

Nas matérias sobre os atos e acampamentos golpistas que sucederam as eleições de outubro, os termos utilizados pela Agência eram “manifestantes inconformados com o resultado da eleição presidencial” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-11/cnj-justica-manda-apurar-situacao-de-criancas-em-acampamentostos) e “manifestações de apoiadores [de Bolsonaro] que estão bloqueando rodovias” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-11/presidente-critica-manifestacoes-que-prejudicam-populacao), mesmo com ações terroristas que impediram a livre circulação das pessoas, ameaças e barricadas com fogo.

No ataque do dia 12 de dezembro em Brasília, dia da diplomação de Lula e Alckmin, os termos usados foram “manifestantes colocaram fogo em carros e ônibus” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-12/manifestantes-tentam-invadir-sede-da-pf-e-queimam-carros-e-onibus-no-df) e “grupo que tomou as ruas da cidade” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-12/manifestantes-dificultaram-combate-ao-fogo-diz-corpo-de-bombeiros), que, inclusive, impediram a ação dos bombeiros para apagar o fogo nos carros e ônibus atacados pelos terroristas.

No caso da bomba colocada em um caminhão tanque perto do aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro, a Agência optou por “empresário”, “que faz parte do grupo acampado em frente ao Quartel General do Exército” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-12/empresario-e-preso-no-df-apos-tentativa-de-atentado). Detalhe: preso com um arsenal de bombas e armas ilegais. Ou seja, terrorista.

Claro que a proporção alcançada pelos eventos do dia 8 não têm comparação com outras manifestações da história recente. Mas a troca de termos ocorreu com a troca de governo, o que parece indicar uma adesão automática à nova gestão federal. Mesmo antes de qualquer troca na diretoria ou chefias da EBC. O que demonstra que a linha editorial, longe de ser bem definida e seguir critérios claros e públicos de comunicação, dança conforme a música que o governo coloca. Apesar de concordarmos com a mudança de postura na cobertura jornalística, agora mais condizente com os princípios da comunicação pública, lamentamos a falta de definição editorial da empresa.

 

Fotografia

Galeria de fotos da Agência Brasil no dia 8 de janeiro misturou ataque terrorista com carnaval

A mudança de sistema para uma única galeria de fotos, sem separação dos temas por eventos ou coberturas, piorou muito a busca e a visualização do material fotográfico da Agência Brasil, conforme já apontado por esta Ouvidoria Cidadã (https://ouvidoriacidadaebc.org/jardim-noturno/).

No domingo, em meio às fotos dos ataques, aparecem fotos da abertura do carnaval de rua do Rio de Janeiro, o que ficou, no mínimo, estranho. Nos dias seguintes, também encontramos fotos com a mesma legenda, ou seja, do mesmo evento, fora de sequência, dificultando a busca ou mesmo o entendimento sobre a cobertura para quem quer utilizar o material.

No próprio domingo, entrou apenas um evento na galeria de fotos. Foram 22 imagens publicadas às 17h33 com a legenda “Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto”. Fotografias de bastante impacto, mostrando a tomada do Congresso Nacional e a agressão por parte dos terroristas.

Na segunda-feira, foram publicados 16 “eventos”, conforme identificamos pela legenda em comum. Incluindo cenas da destruição dos palácios e eventos oficiais como reuniões e coletivas que ocorreram durante todo o dia. Na terça-feira foram apenas três galerias sobre o tema, seguindo a mesma linha de eventos oficiais e imagens da destruição.

 

Confira a lista completa de matérias publicadas pela Agência Brasil sobre os ataques extremistas aos três poderes nos dias 8, 9 e 10 de janeiro:

 

08/01/2023

  1. 13h11: “Ministério da Justiça autoriza emprego da Força Nacional em Brasília” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/ministerio-da-justica-autoriza-emprego-da-forca-nacional-em-brasilia)
  2. 16h14: Manifestantes invadem Congresso, Palácio do Planalto e STF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/manifestantes-invadem-congresso-planalto-e-stf)
  3. 17h02: Forças de segurança estão chegando ao Palácio do Planalto (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/forcas-de-seguranca-estao-chegando-ao-palacio-do-planalto)
  4. 17h29: Planalto e STF têm vidros e móveis depredados (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/planalto-e-stf-tem-vidros-e-moveis-depredados) (“A demora ou a ausência de reação de forças policiais podem levar o STF a intervir na Secretaria de Segurança do Governo do Distrito Federal, que tem como secretário o ex-ministro da Justiça do então governo Bolsonaro Anderson Torres.”)
  5. 17h30: Governador Ibaneis Rocha exonera secretário de Segurança Pública do DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/governador-ibaneis-rocha-exonera-secretario-de-seguranca-publica-do-df)
  6. 17h54: Invasões aos Três Poderes: PGR determina abertura de inquérito (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/invasoes-aos-tres-poderes-pgr-determina-abertura-de-inquerito) * Com informações da Reuters
  7. 17h59: Forças de segurança conseguem desocupar rampa do Planalto (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/forcas-de-seguranca-conseguem-desocupar-rampa-do-planalto)
  8. 18h07: Fórum de governadores oferece forças de segurança para conter atos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/forum-de-governadores-oferece-forcas-de-seguranca-para-conter-atos)
  9. 18h17: Vândalos depredam sedes dos Três Poderes (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/argentina-mexico-colombia-e-chile-condenam-ataques-em-brasilia) *Por Reuters (só declarações via Twitter, facilmente produzível pela própria ABr, sem necessidade de reproduzir de uma agência privada e que não permite que o conteúdo seja utilizado por quem replica material da Agência Brasil)
  10. 18h44: Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/lula-decreta-intervencao-federal-na-seguranca-publica-do-df)
  11. 18h59: AGU envia pedido de prisão de ex-secretário de Segurança Pública do DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/agu-envia-pedido-de-prisao-de-ex-secretario-de-seguranca-publica-do-df)
  12. 19h05: EUA condenam qualquer esforço para minar democracia no Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-01/eua-condenam-qualquer-esforco-para-minar-democracia-no-brasil) *Por Reuters (dois parágrafos baseado em Twitter)
  13. 19h22: Presidente interino do Congresso convoca reunião para esta segunda (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/presidente-interino-do-congresso-convoca-reuniao-para-esta-segunda)
  14. 19h33: Veja como ficou o STF depois de invasão na tarde deste domingo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/veja-como-ficou-o-stf-depois-de-invasao-na-tarde-deste-domingo)
  15. 19h54: Ibaneis pede desculpas a Lula após invasão de prédios em Brasília (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/ibaneis-pede-desculpas-lula-apos-invasao-de-predios-em-brasilia)
  16. 19h57: Ministros do STF classificam de “terroristas” os atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/ministros-do-stf-classificam-de-terroristas-os-atos-antidemocraticos)
  17. 20h17: DF: pelo menos 260 pessoas são detidas após de atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/df-pelo-menos-260-pessoas-sao-detidas-apos-de-atos-antidemocraticos)
  18. 20h23: Paulo Pimenta pede união de brasileiros contra terrorismo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/paulo-pimenta-pede-uniao-de-brasileiros-contra-terrorismo\)
  19. 20h25: Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/lideres-mundiais-condenam-tentativa-de-golpe-em-brasilia)
  20. 20h37: AGU criará força-tarefa para cobrar indenizações por danos em Brasília (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/agu-criara-forca-tarefa-para-cobrar-indenizacoes-por-danos-em-brasilia)
  21. 20h40: PM diz que seguiu orientações da Secretaria de Segurança do DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/pm-diz-que-seguiu-orientacoes-da-secretaria-de-seguranca-do-df)
  22. 20h48: Movimentos sociais e USP farão ato em defesa da democracia nesta 2ª (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/movimentos-sociais-e-usp-farao-ato-em-defesa-da-democracia-nesta-2a
  23. 21h10: Número de detidos por depredações em Brasília supera 400, diz Ibaneis (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/numero-de-detidos-por-depredacoes-em-brasilia-supera-400-diz-ibaneis)
  24. 21h10: Entidades divulgam notas de repúdio contra invasões antidemocráticas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/entidades-divulgam-notas-de-repudio-contra-invasoes-antidemocraticas)
  25. 21h33: Interventor de segurança pública no DF diz que “ninguém ficará impune” (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/interventor-da-seguranca-publica-no-df-diz-que-ninguem-ficara-impune)
  26. 21h45: Human Rights Watch se manifesta contra atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/human-rights-watch-se-manifesta-contra-atos-antidemocraticos)
  27. 21h50: Ministro diz que GDF alterou de última hora planejamento da segurança (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/ministro-diz-que-gdf-alterou-de-ultima-hora-planejamento-da-seguranca)
  28. 21h54: Bolsonaro diz que depredações e invasões fogem à regra da democracia (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/bolsonaro-diz-que-depredacoes-e-invasoes-fogem-regra-da-democracia)
  29. 21h57: Ministro da Justiça diz que ordem é prender golpistas em flagrante (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/ministro-da-justica-diz-que-ordem-e-prender-golpistas-em-flagrante)
  30. 22h30: “Terroristas roubaram armas usadas pelo GSI no Planalto”, diz ministro (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/terroristas-roubaram-armas-usadas-pelo-gsi-no-planalto-diz-ministro)

 

09/01/2023 

  1. 07h07: Moraes afasta governador do Distrito Federal por 90 dias (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/moraes-afasta-governador-do-distrito-federal-por-90-dias)
  2. 07h25: Lula se reúne hoje com Fórum de Governadores (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/lula-se-reune-hoje-com-forum-de-governadores)
  3. 07h46: Governo federal garante abastecimento de combustíveis no país (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/governo-federal-garante-abastecimento-de-combustiveis-no-pais) (SEM CONTEXTO)
  4. 08h01: Entidades do setor econômico repudiam invasões aos Três Poderes (https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-01/entidades-do-setor-economico-repudiam-invasoes-aos-tres-poderes)
  5. 08h17: Presidentes de TRFs e procuradores-gerais defendem punição a invasores (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/presidentes-de-trfs-e-procuradores-gerais-defendem-punicao-invasores)
  6. 08h30: Moraes proíbe a entrada de ônibus com manifestantes no DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/moraes-proibe-entrada-de-onibus-com-manifestantes-no-df)
  7. 09h56: Governador do Rio se reúne para discutir atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/governador-do-rio-se-reune-para-discutir-atos-antidemocraticos)
  8. 10h13: “Mais grave do que no Capitólio”, diz ministro sobre depredação (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/mais-grave-do-que-no-capitolio-diz-ministro-sobre-depredacao)
  9. 10h32: Governo cria e-mail para receber informações sobre atos de domingo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/governo-cria-e-mail-para-receber-informacoes-sobre-atos-de-domingo)
  10. 10h44: MPF pede desmonte de acampamento no Comando Militar do Leste, no Rio (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/mpf-pede-desmonte-de-acampamento-no-comando-militar-do-leste-no-rio)
  11. 11h14: Marginal Tietê é liberada após bloqueio por manifestantes (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/marginal-tiete-e-liberada-apos-bloqueio-por-manifestantes)
  12. 12h08: Administradora do GDF deixa cargo após atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/administradora-do-gdf-deixa-cargo-apos-atos-antidemocraticos
  13. 12h08: Vice-presidente da República e ministros condenam ataques em Brasília (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/vice-presidente-da-republica-e-ministros-condenam-ataques-em-brasilia) (incluiu todos os ministros que repudiaram, sem dizer onde foi deita a fala)
  14. 12h26: Presos no QG do Exército chegam a 1,2 mil; 204 foram detidos domingo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/presos-no-qg-do-exercito-chegam-1200-204-foram-detidos-domingo)
  15. 12h29: Em nota, presidentes dos Três Poderes chamam atos de golpistas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/em-nota-presidentes-dos-tres-poderes-chamam-atos-de-golpistas)
  16. 12h49: CBF repudia uso da camisa da seleção em manifestações antidemocráticas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/cbf-repudia-uso-da-camisa-da-selecao-em-manifestacoes-antidemocraticas)
  17. 12h50: Ministro da Secom diz que ações terroristas não vão paralisar governo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/ministro-da-secom-diz-que-acoes-terroristas-nao-vao-paralisar-governo)
  18. 15h59: Presidente do Congresso suspende recesso parlamentar (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/presidente-do-congresso-suspende-recesso-parlamentar)
  19. 13h29: Rodovias federais não tinham mais bloqueios no fim da manhã, diz PRF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/rodovias-federais-nao-tinham-mais-bloqueios-no-fim-da-manha-diz-prf)
  20. 13h49: CBF condena uso da amarelinha em atos antidemocráticos e de vandalismo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2023-01/cbf-condena-uso-da-amarelinha-em-atos-antidemocraticos-e-de-vandalismo) (INFORMAÇÂO REPETIDA)
  21. 13h57: SP: acampamentos golpistas serão retirados com diálogo, diz secretário (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/sp-acampamentos-golpistas-serao-retirados-com-dialogo-diz-secretario)
  22. 14h16: DF: exonerado da Segurança, Torres nega conivência com atos violentos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/exonerado-da-seguranca-do-df-torres-nega-conivencia-com-atos-violento)
  23. 14h53: Interventor e Exército não permitirão volta de acampamento em QG (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/interventor-e-exercito-dizem-que-nao-permitirao-volta-de-manifestantes)
  24. 14h59: “Respeito a decisão do ministro Alexandre de Moraes”, diz Ibaneis (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/respeito-decisao-do-ministro-alexandre-de-moraes-diz-ibaneis)
  25. 15h29: Manifestação na USP pede punição por atos antidemocráticos em Brasília (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/manifestacao-na-usp-pede-punicao-por-atos-antidemocraticos-em-brasilia)
  26. 15h31: Rio mantém policiamento reforçado para evitar ações antidemocráticas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/rio-mantem-policiamento-reforcado-para-evitar-acoes-antidemocraticas)
  27. 15h41: Líder diz que parlamentares que participaram de atos serão denunciados (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/lider-diz-que-parlamentares-que-participaram-de-atos-serao-denunciados)
  28. 16h48: Três poderes do estado do Rio de Janeiro repudiam atos violentos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/tres-poderes-do-estado-do-rio-de-janeiro-repudiam-atos-violentos)
  29. 17h20: MPF apura omissão do alto comando da PMDF durante atos violentos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/mpf-apura-omissao-do-alto-comando-da-pmdf-durante-atos-violentos)
  30. 17h32: STF passa por perícia da PF após atos terroristas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/stf-passa-por-pericia-da-pf-apos-atos-terroristas)
  31. 17h36: Torcidas organizadas querem ir a Brasília em defesa da democracia (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/torcidas-organizadas-querem-ir-brasilia-em-defesa-da-democracia)
  32. 17h46: MP do Distrito Federal recomenda afastamento de comandantes da PM (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/mp-do-distrito-federal-recomenda-afastamento-de-comandantes-da-pm)
  33. 17h48: Bolsonaristas desmontam acampamento em frente ao Comando Militar no RJ (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/bolsonaristas-desmontam-acampamento-em-frente-ao-comando-militar-no-rj)
  34. 17h56: Ex-presidente Bolsonaro é internado em hospital nos EUA (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/ex-presidente-bolsonaro-e-internado-em-hospital-nos-eua)
  35. 18h08: Iphan e Ibram vão recuperar obras de arte danificadas por terroristas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/iphan-levanta-danos-obras-de-arte-danificadas-por-terroristas) (Levantamento preliminar com as obras de arte vandalizadas no Planalto)
  36. 18h09: Para Dino, mudança de planejamento do DF possibilitou terrorismo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/para-dino-mudanca-de-planejamento-do-df-possibilitou-terrorismo)
  37. 18h36: Pasta da Gestão acompanha informações sobre danos a prédios públicos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/pasta-da-gestao-acompanha-informacoes-sobre-danos-predios-publicos)
  38. 18h46: PT condena atentados e defende mobilização permanente pela democracia (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/pt-condena-atentados-e-defende-mobilizacao-permanente-pela-democracia)
  39. 18h56: Condenação internacional a ataques é sinal da importância brasileira (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/condenacao-internacional-ataques-e-sinal-da-importancia-brasileira)
  40. 19h14: Dólar tem pequena alta no dia seguinte a ato terrorista (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-01/dolar-tem-pequena-alta-no-dia-seguinte-ato-terrorista)
  41. 19h23: “Sem anistia”: manifestação em SP pede responsabilização de golpistas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/sem-anistia-manifestacao-em-sp-pede-responsabilizacao-de-golpistas)
  42. 19h43: STF convoca sessão virtual permanente durante recesso (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/stf-convoca-sessao-virtual-permanente-durante-recesso)
  43. 19h44: Lula conversa com líderes estrangeiros sobre atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/lula-conversa-com-lideres-estrangeiros-sobre-atos-antidemocraticos)
  44. 20h16: Polícia Militar desmobiliza acampamentos golpistas em São Paulo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/policia-militar-desmobiliza-acampamentos-golpistas-em-sao-paulo)
  45. 20h48: Lula e Biden conversam sobre atos golpistas no Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/lula-e-biden-conversam-sobre-atos-golpistas-no-brasil)
  46. 21h01: PRF apreende 55 ônibus envolvidos em atos golpistas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/prf-apreende-55-onibus-envolvidos-em-atos-golpistas)
  47. 21h04: Primeira-dama mostra recuperação do Planalto após atos terroristas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/primeira-dama-mostra-recuperacao-do-planalto-apos-atos-terroristas)
  48. 21h14: Ataques golpistas são condenados em ato pela democracia na Cinelândia (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/ataques-golpistas-sao-condenados-em-ato-pela-democracia-na-cinelandia)
  49. 21h38: Em reunião com Lula, governadores condenam atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/em-reuniao-com-lula-governadores-condenam-atos-antidemocraticos)
  50. 22h34: Entidades querem federalizar apuração de agressões contra jornalistas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/entidades-querem-federalizar-apuracao-de-agressoes-contra-jornalistas)
  51. 22h43: MPF investiga Jovem Pan por incentivar atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/mpf-investiga-jovem-pan-por-incentivar-atos-antidemocraticos)
  52. 23h12: Câmara aprova intervenção federal na segurança pública do DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/camara-aprova-intervencao-federal-na-seguranca-publica-do-df)

 

10/01/2023

  1. 08h23: PMs de oito estados se integram à Força Nacional em Brasília (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/pms-de-cinco-estados-se-integram-forca-nacional-em-brasilia) (DOU)
  2. 12h56: Moraes: quem financiou e incentivou atos golpistas será punido (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/quem-financiou-e-incentivou-atos-golpistas-sera-punido-diz-moraes)
  3. 13h06: “O Brasil não vai ceder diante de golpismos”, diz presidente do Senado (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/o-brasil-nao-vai-ceder-diante-de-golpismos-diz-presidente-do-senado)
  4. 13h19: Senado confirma intervenção federal na segurança pública do DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/senado-confirma-intervencao-federal-na-seguranca-publica-do-df)
  5. 13h32: Lula e Castro falam sobre regime de recuperação fiscal e acampamentos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/lula-e-castro-falam-sobre-regime-de-recuperacao-fiscal-e-acampamentos)
  6. 13h52: Financiadores de vandalismo começam a ser identificados, diz ministro (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/financiadores-de-vandalismo-comecam-ser-identificados-diz-ministro)
  7. 14h31: Reação a golpismo foi “qualitativamente superior” à dos EUA, diz Dino (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/reacao-golpismo-foi-qualitativamente-superior-dos-eua-diz-dino)
  8. 14h44: AGU quer dados de golpistas preservados por operadoras e redes sociais (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/agu-quer-dados-de-golpistas-preservados-por-operadoras-e-redes-sociais)
  9. 15h24: Alckmin diz que democracia sai fortalecida após atos antidemocráticos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/alckmin-diz-que-democracia-sai-fortalecida-apos-atos-antidemocraticos)
  10. 15h35: Pasta dos Direitos Humanos monitora situação de presos após ataques (https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-01/pasta-dos-direitos-humanos-monitora-situacao-de-presos-apos-ataques)
  11. 16h41: Moraes determina prisão de Anderson Torres (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/moraes-determina-prisao-de-anderson-torres)
  12. 17h15: Governo vai criar memorial com obras vandalizadas por extremistas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/governo-vai-criar-memorial-com-obras-vandalizadas-por-extremistas)
  13. 17h48: PF libera idosos e mães com crianças detidos em atos golpistas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/pf-libera-idosos-e-maes-com-criancas-detidos-em-atos-golpistas)
  14. 18h10: Governadora do DF aguarda esclarecimentos da PM sobre falha no domingo (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/governadora-do-df-aguarda-esclarecimentos-da-pm-sobre-falha-no-domingo)
  15. 19h18: Interventor suspeita de conivência de autoridades do DF com atos (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/interventor-suspeita-de-conivencia-de-autoridades-do-df-com-atos)
  16. 19h34: PGR pede abertura de inquérito contra Ibaneis e Anderson Torres (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/pgr-pede-abertura-de-inquerito-contra-ibaneis-e-anderson-torres)
  17. 19h50: STF julga amanhã decisão que afastou governador do DF (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/stf-julga-amanha-decisao-que-afastou-governador-do-df)
  18. 20h38: Aneel monta gabinete para monitorar vandalismo a torres de transmissão (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/aneel-monta-gabinete-para-monitorar-vandalismo-torres-de-transmissao)
  19. 20h43: PM do DF recupera arma roubada do Palácio do Planalto por golpistas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/pm-do-df-recupera-arma-roubada-do-palacio-do-planalto-por-golpistas)
  20. 21h22: STF delega audiências de custódia de presos em atos terroristas (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/stf-delega-audiencias-de-custodia-de-presos-em-atos-terroristas)
  21. 21h59: Ex-comandante da PM do DF é preso após determinação de Moraes (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-01/ex-comandante-da-pm-do-df-e-preso-apos-determinacao-de-moraes)

 

Fotografia

08/01/2023

  1. 17h33: Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto – 22 fotos

09/01/2023

  1. 11h19: Uma visão geral mostra móveis e janelas danificadas no Palácio do Planalto, após as manifestações que ocorreram no último domingo na capital federal – 2 fotos
  2. 11h38: Polícia e Exército se concentram na frente do QG do Exército para desmobilização de acampamento de bolsonaristas – 11 fotos
  3. 13h21: Móveis e janelas danificados no Palácio do Planalto – 21 fotos
  4. 13h21: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros e presidentes dos demais poderes, no Palácio do Planalto – 5 fotos
  5. 13h22: O ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidentes dos demais poderes, no Palácio do Planalto – 1 foto
  6. 13h22: Móveis e janelas danificados no Senado Federal – 9 fotos
  7. 16h10: O ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, fala à imprensa no Palácio da Justiça – 13 fotos
  8. 17h57: Janelas danificadas no Palácio do Planalto após atos terroristas no último domingo – 5 fotos
  9. 17h57: Desmontagem do acampamento de bolsonaristas em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro – 16 fotos
  10. 18h01: O ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, reúne-se, no Palácio do Planalto, com integrantes de entidades representativas de jornalistas e profissionais da imprensa – 3 fotos
  11. 18h11: Obras de artes danificadas no Palácio do Planalto após atos terroristas no ultimo domingo – 2 foto
  12. 18h18: Funcionários fazem reparo e limpeza no Palácio do Planalto após atos terroristas no último domingo – 4 fotos
  13. 20h12: Manifestantes lotam a praça da Cinelândia em defesa da democracia após atos golpistas em Brasília – 4 fotos
  14. 21h23: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal em exercício, Veneziano Vital do Rêgo, governadores e governadoras dos 26 estados e do Distrito Federal, se reúnem em Brasília – 19 fotos, com 5 a legenda dando destaque para quem fala.
  15. 23h39: Palácio do Supremo Tribunal Federal e destruído após atos terroristas no último domingo – 2 fotos
  16. 23h52: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governadores e autoridades, cruzam a Praça dos Três Poderes, para visitar as instalações da sede do Supremo Tribunal Federal (STF), um dia após os atos terroristas que depredaram a sede do tribunal – 8 fotos

10/01/2023 

  1. 16h53: Após visita ao Palácio do Planalto, para debater a recuperação do patrimônio destruído na invasão aos Três Poderes, a ministra da Cultura Margareth Menezes, fala à imprensa – 6 fotos
  2. 17h30: A governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão,faz declaração à imprensa, para anunciar a criação de um grupo para restabelecimento da ordem na capital federal, após as invasões e depredações nos prédios do Congresso Nacional, Planalto e STF – 8 fotos
  3. 19h15: Palácio do Supremo Tribunal Federal e destruído, após atos terroristas no último domingo – 23 foto

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário